Novas normas no embarque doméstico

O rigor na hora do embarque, antes restrito aos voos internacionais, agora também serão aplicados no embarque doméstico. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) comunicou, na semana passada, que a partir do dia 18 de julho alguns procedimentos de inspeção de segurança de passageiros e bagagens serão aplicados para os passageiros em voos operados dentro do país.

Com a introdução dessas novas normas, as companhias aéreas preveem um tempo mais longo de operação no momento do embarque, por isso recomenda aos seus usuários que se apresentem com uma hora e meia de antecedência para o check-in. 

normas-embarque-anac

A inspeção, com a implementação das novas normas, submeterá os passageiros a uma revista física. Segundo a Anac, essa revista será feita em local público e por agentes do mesmo sexo do passageiro. Se solicitado pelo usuário, o procedimento pode ser feito em área reservada com a presença de uma testemunha. Já a recusa do passageiro em passar pela inspeção resultará na proibição de acesso do usuário ao embarque. 

Para os viajantes que se deslocam com seus notebooks na bagagem de mão, será solicitado pelos agentes que retirem o objeto da bolsa ou mochila. A medida, segundo o documento da Anac, é para evitar que o notebook atrapalhe a visualização dos demais objetos dentro da bolsa.

Essas e outras dúvidas poderão ser elucidadas no documento preparado pela Anac com perguntas e respostas sobre os novos procedimentos de inspeção.

One thought on “Novas normas no embarque doméstico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *